O primeiro atendimento psicológico
- Rafaela Gomes Geraldo

- 1 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2024
Muitas pessoas possuem dúvidas e fantasias com relação ao primeiro atendimento com uma Psicóloga.
Abaixo segue uma breve explicação:
O primeiro atendimento é o momento em que Psicóloga e paciente devem se conhecer. A profissional irá fazer o acolhimento e escuta da queixa de seu paciente de forma ética e sigilosa, além de explicar como funcionará o processo de Psicoterapia.
Perguntas gerais e pessoais sobre a vida da(o) paciente serão feitas, já que se trata de uma entrevista inicial, inclusive perguntas sobre qual é o motivo da busca pela Psicoterapia e quais são as expectativas com relação ao atendimento.
A Psicóloga irá se aprofundar nesses motivos que levaram a(o) paciente a buscá-la, irá avaliar as necessidades da(o) paciente e a possibilidade do tratamento acontecer ou não.
Todas as dúvidas sobre como se dará os atendimentos devem ser esclarecidas, incluindo o horário, dias de atendimento, pagamento, honorários.
Poderá ocorrer um contrato online, escrito e/ou verbal entre paciente e Psicólogo(a) deixando registrado tudo o que foi acordado entre ambos para assegurar os direitos tanto da Psicóloga, como da(o) paciente.
A(O) paciente tem o direito ao sigilo de suas informações e conversas trocadas com a Psicóloga ao longo de todo o processo.
Não deixe de falar o que está te incomodando, seus medos, inseguranças, desejos, angústias, frustrações e de tirar as suas dúvidas.
A Psicóloga deverá tratar o(a) paciente de forma respeitável e ética, sem julgamentos e imposição de valores pessoais ou morais.
Nos próximos atendimentos, as demandas levantadas serão ainda mais aprofundadas conforme o tempo de cada paciente.
Você deve se sentir à vontade para interromper o tratamento a qualquer momento caso julgue necessário, de preferência comunicando a profissional sobre a sua decisão.
Conta para mim, já se consultou com um(a) Psicólogo(a) antes?
Como foi sua experiência?
Fico à disposição e saiba que gostaria muito de poder ajudar, vamos juntas(os) nessa caminhada?
Psicóloga Rafaela Gomes Geraldo
CRP 06/163831

.jpeg)




Comentários